Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Campomanesia espiritosantensis Landrum CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Campomanesia espiritosantensis, como o epíteto específico sugere, é endêmica do estado do Espírito Santo. Foi coletada em apenas uma localidade, na Reserva Florestal da Companhia Vale do Rio Doce (AOO = 4 Km²). Apesar de ser uma reserva, a região de ocorrência da espécie é ocupada por plantações de cacau. Nesse sistema de cultivo, espécies de estádios sucessionais avançados, como C. espiritosantensis, possuem declínio populacional em favorecimento a espécies de estádios iniciais de sucessão. Dessa maneira, a espécie é considerada como Criticamente (CR) ameaçada de extinção. Entretanto, caso três novos registros de ocorrência da espécie para o Espírito Santo sejam confirmados, a espécie poderia ser considerada como em perigo ou vulnerável de extinção. Dessa maneira, novos estudos devem ser feitos para se verificar essas novas ocorrências para a espécie o estado atual de conservação para cada subpopulação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Campomanesia espiritosantensis Landrum;

Família: Myrtaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​Paula; Soares (2011) encontraram quatro indivíduos da espécie em um hectare de floresta ombrófila densa na Reserva Biológica de Sooretama.

Distribuição

Campomanesia espiritosantensis é endêmica do estado do Espírito Santo (Sobral et al. 2012).

Ameaças

1.1.3.2 Large-scale
Severidade high
Detalhes A região da planície aluvia do rio Doce, onde a espécie ocorre, é em grande parte ocupada por sistemas de cabruca, nos quais o cacau é cultivado no sub-bosque de áreas de floresta nativa (Rolim et al. 2006). Esse sistema de cultivo altera a estrutura e composição da floresta, levando a um declío de espécies de estágios sucessionais avançados (que é o caso de C. espiritosantensis) e a um aumento da abundância de espécies pioneiras e secundárias iniciais (Rolim; Chiarello 2004).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Reserva Biológica de Sooretama (Paula; Soares 2011) e na Reserva Florestal de Linhares (Rolim et al. 1999), ambas no Espírito Santo.

5.4 Recovery management
Situação: on going
Observações: Mudas da espécie são produzidas no viveiro da Vale em Sooretama (ES; Sodré 2006).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada do EspíritoSanto (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- LUCIANA LOSS SODRÉ. DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS DE MATA ATLÂNTICA EM VIVEIROS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Monografia. Seropédica - RJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006.

- PAULA, A.; SOARES, J. J. ESTRUTURA HORIZONTAL DE UM TRECHO DE FLORESTA OMBRÓFILA DENSA DAS TERRAS BAIXAS NA RESERVA BIOLÓGICA DE SOORETAMA, LINHARES, ES, Floresta, v.41, p.321-334, 2011.

- ROLIM, S. G.; COUTO, H. T. Z.; JESUS, R. M. Mortalidade e recrutamento de árvores na Floresta Atlântica em Linhares (ES), Scientia Florestalis, n.55, p.49-69, 1999.

- SOBRAL, M.; LUCAS, E.; LANDRUM, L.; SOARES-SILVA, L. Myrtaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M.; DA COSTA, D. P.; KAMINO, L. H. Y.; Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro - RJ: JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, 2009.

- ROLIM, S. G.; CHIARELLO, A. G. Slow death of Atlantic forest trees in cocoa agroforestry in southeastern Brazil, Biodiversity and Conservation, v.13, p.2679-2694, 2004.

- ROLIM, S. G.; IVANAUSKAS, N. M.; RODRIGUES, R. R. NASCIMENTO, M. T. GOMES, J. M. L.; FOLLI, D. A.; C. Composição Florística do estrato arbóreo da Floresta Estacional Semidecidual na Planície Aluvial do rio Doce, Linhares, ES, Brasil, Acta Botânica Brasilica, v.20, p.549-561, 2006.

- SOBRAL, M.; PROENçA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Como citar

CNCFlora. Campomanesia espiritosantensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Campomanesia espiritosantensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/05/2012 - 19:55:44